Carmen Sheila

Carmen Sheila faleceu na última quinta-feira, 16 de maio, aos 79 anos de idade

Você provavelmente já ouviu a sua voz, talvez tenha até crescido a ouvindo. Nascida Sheila da Silva e Souza, a dubladora Carmen Sheila deu vida a diversos personagens da cultura pop e adentrou a casa dos brasileiros através de animações e grandes produções hollywoodianas durante décadas. Com papéis notáveis no currículo, hoje, o Conecta Geek traz um pouco de sua história nesse especial.

Tendo facilidade com interpretação e canto desde a infância, a profissional se inspirou na cantora Carmem Miranda para criar o seu próprio nome artístico. Carmen Sheila começou a sua carreira por volta de 1958 em rádios cariocas como a Rádio Nacional, mas foi apenas alguns anos depois, na década de 60, que começou a trilhar o seu caminho na dublagem por indicação do ator Milton Rangel.

Marcando presença também no teatro e em novelas, Carmen passou por grandes estúdios de dublagem brasileiros como, por exemplo, CineCastro, Herbert Richers, Delart e Som de Vera Cruz.

“Pássaros Feridos”, Cher e Kathy Bates

Dentre os seus muitos trabalhos, um que a profissional tem um imenso carinho se trata da minissérie “Pássaros Feridos” que, nos anos 1980, fez o SBT assumir a liderança de audiência, apesar de todos os esforços da Rede Globo para driblar isso. Em entrevista ao Dubladoo em 2023, Carmen contou um pouco sobre sua relação com a produção:

Eu tenho muito orgulho da Maggie de “Pássaros Feridos”. Por que eu comecei a fazer a Maggie ela tinha 12 anos e eu dublei ela até os 40 e poucos anos. O personagem foi envelhecendo, eu fui mudando a voz e é um seriado lindo.

Foi a partir da década de 80 também que Sheila se tornou a voz brasileira da famosa cantora e atriz estadunidense Cher nos longas “Marcas do Destino” (1985), “As Bruxas de Eastwick” (1987) e “Feitiço da Lua” (1988). A dubladora também emprestou sua voz para as personagens da cantora em “Minha Mãe é uma Sereia” (1990), “Chá com Mussolini“(1999) e “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo” (2018).

Você também pode encontrar a voz de Carmen Sheila em diversos filmes da atriz Kathy Bates. Apenas citando alguns, temos a personagem Evelyn Couch do clássico “Tomates Verdes Fritos” (1991) dirigido por Jon Avnet; Margaret “Molly” Brown de “Titanic” (1997) na versão dublada pela Herbert Richers e Susan Milton no romance “Idas e Vindas do Amor” de 2010.

As Animações

No início desse especial, eu citei que você pode ter crescido ouvindo a voz de Carmen Sheila. Isso é devido a extensa variedade de personagens animados com que a dubladora trabalhou durante sua carreira.

Se você foi uma criança dos anos 90, provavelmente lembrará dela em desenhos como “DuckTales – Os Caçadores de Aventuras” onde ela fazia a voz de “Huguinho” na versão da Herbert Richers. Ela também foi a Cheetara de “Thundercats“, a Atsuko Urameshi de “Yu Yu Hakusho“, a Velma de “O Pequeno Scooby-Doo“, a Felícia dos desenhos “Tiny Toons” e “Pinky, Felícia e o Cérebro” e, por fim, a Dee Dee de “O Laboratório de Dexter“.

Mas se você foi uma criança que cresceu nos anos 2000, talvez se lembre de Carmen Sheila como a voz de Tootie em “Os Padrinhos Mágicos“, a Madame Foster de “A Mansão Foster para Amigos Imaginários” e também a Sra. Cabeça de Batata da franquia da Disney/Pixar, “Toy Story“.

Séries de TV, Novelas e Hollywood

Partindo para as séries de TV, a dubladora deixou a sua marca em produções como “Seinfeld” através de Estelle Costanza, “Big Bang: A Teoria” na pele da Sra. Fowler, a Doris Driscoll de “Stranger Things” da Netflix e fez diversas participações em “American Horror Story“.

Carmen também esteve presente em muitas das novelas mexicanas trazidas ao Brasil através do SBT, entre elas, “A Usurpadora“, “O Privilégio de Amar” e “Amy, A Menina da Mochila Azul” onde interpretava as personagens da atriz María Luisa Alcalá e em “Cúmplices de um Resgate” e “Teresa” era a voz da atriz Joana Brito.

E com todo esse talento, é claro que Carmen Sheila também estaria envolvida em grandes sucessos hollywoodianos. A começar por uma das maiores animações dos estúdios Disney, “O Rei Leão” (1994) onde interpreta a líder das hienas, Shenzi, a qual tem a voz original feita por Whoopi Goldberg.

Em “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002) podemos ouvir o seu trabalho através da matrona de Hogwarts, Madame Papoula Pomfrey. Sheila também dublou Rebecca Romijn na primeira trilogia da franquia “X-Men” nos cinemas, com a icônica vilã Mística, personagem esse que ela também se envolveu na série clássica animada de 1992.

Entre outros trabalhos de destaque, a profissional carrega em seu currículo personagens como Mary Sanderson da duologia “Abracadabra“, a Juíza Brewster de “O Exorcismo de Emily Rose” (2005), a Oficial Garden de “Se Beber, Não Case!” (2009), a Bruxa de “Valente” (2012), a Dra. Sally de “Coringa” (2019) e Ann Roth de “Barbie” (2023).

Homenagens a Carmen Sheila

Nas redes sociais, diversos amigos de profissão e fãs prestaram suas homenagens a dubladora. Em seu Instagram, o dublador Wirley Contaifer, a voz do Homem-Aranha de Tom Holland, publicou:

Uma de suas últimas falas reservavam a sua encomenda da graça de Nossa Senhora a meu favor; que ainda hoje a senhora esteja com Ela, ao mesmo tempo em que peço para que Ela a cubra com todo Seu amor. Obrigado por ter me nomeado seu neto e não somente seu colega de função. Tal como te amei, seguirei te amando!

Philippe Maia, que faz a voz de diversos personagens do ator Bradley Cooper no Brasil, publicou em seu perfil do Instagram:

Muito mais que uma amiga, uma pessoa que admirava desde criança e entrou em nossas vidas com sua bondade, simpatia, carinho, humildade, um coração gigantesco e um vasto talento e conhecimento da profissão em que ela foi pioneira. Só tenho a agradecer por todos os momentos que vivemos juntos, e por tanto aprendizado e lições de vida.

Mariangela Cantú, a voz de Helen Mirren no Brasil, postou também em seu Instagram:

A dublagem da Bertha de Two anda a Half Man é a minha preferida. Sheilinha era querida por todos. Agora não podemos mais “te apertar, te abraçar, te mimar”. Vai fazer falta. Aplausos pra você, Sheilinha!

Carmen Sheila completaria 80 anos de idade na próxima quinta-feira, dia 23 de maio.

Confira Também:

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *