Planeta dos Macacos | Qual a ordem cronológica da franquia?

A importância de Planeta dos Macacos, lançado em 1968, para o cinema é inegável. O filme, protagonizado por Charlton Heston (“Ben-Hur”), se tornou um clássico e um dos símbolos da década de 1960. Pouco tempo depois a obra se tornava uma franquia, com mais quatro filmes, uma série para a TV e um desenho animado.

A maquiagem que transformou humanos em macacos foi considerada surpreendente para os padrões da época. O maquiador John Chambers ganhou até um Oscar especial em reconhecimento a seu trabalho (a categoria de Melhor Maquiagem ainda não existia naquele ano).

Em 2024, a franquia está de volta aos cinemas com “Planeta dos Macacos: O Reinado“. O longa considera a trilogia anterior, finalizada com “Planeta dos Macacos: Guerra”, se passando 300 no futuro. E claro, as perguntas que começam a surgir são: quais filmes assistir, e qual a ordem correta?

Divisão da franquia

Antes de entrar na linha cronológica da franquia é importante pontuar que a série de filmes possui suas próprias subdivisões. Por isso, veja abaixo a ordem de lançamento e suas divisões.

Filmes clássicos

O primeiro filme da franquia Planeta dos Macacos acompanha um astronauta e sua tripulação, quando eles acordam após anos de hibernação e se veem perdidos em um planeta dominado por macacos falantes e inteligentes. Nesse lugar, humanos agem como animais selvagens, não possuem a habilidade da fala e são escravizados pelos macacos, que construíram sua própria sociedade.

Com cenas inesquecíveis, que tornaram o filme um dos mais importantes para a história do cinema, a trama ganhou ainda mais quatro continuações, lançadas todas ao longo da década de 70. Essa série original é composta pelos seguintes filmes:

  • Planeta dos Macacos (1968)
  • De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
  • Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
  • Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Remake de Tim Burton

Em 2001, o diretor Tim Burton lançou um remake do filme original da franquia, de 1968. Também chamado de Planeta dos Macacos, ele foi estrelado por Mark Wahlberg (“Uma Prova de Coragem”), contando ainda com Helena Bonham Carter (“Uma Vida”) no elenco.

Reboot e Trilogia de 2011

Finalmente, em 2011, deu-se início a uma nova série de filmes da franquia. Iniciada com Planeta dos Macacos: A Origem, a série era um reboot da trama, que ignorava os filmes até então lançados e se centrava na origem de toda a história. Essa nova linha do tempo contou com três filmes:

  • Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
  • Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Planeta dos Macacos na TV

O sucesso de Planeta dos Macacos durante os anos 70 foi tão estrondoso que, além do cinema, a franquia foi parar também na TV. Em 1974, foi lançada na CBS a série em live-action “Planet of the Apes”, que contava com o ator Roddy McDowall, também presente no filme original de 1968, em seu elenco. No Brasil, seus 14 episódios estão atualmente disponíveis na plataforma Oldflix.

Além dela, em 1975, foi também lançada na TV a produção “De Volta ao Planeta dos Macacos”, desenho animado que contou com apenas 13 episódios, dirigidos e co-produzidos por Doug Wildey (Jonny Quest).

Ordem cronológica da franquia

  1. Planeta dos Macacos: A Origem (2011): o filme explica como começou o domínio dos macacos sobre os humanos. O protagonista é o chimpanzé César (Andy Serkis), que se torna superinteligente após um experimento de laboratório.
  2. Planeta dos Macacos: O Confronto (2014): dez anos após os eventos de Planeta dos Macacos: A Origem, um grupo de humanos sobreviventes de uma pandemia entra em conflito com César e os primatas evoluídos que ele lidera.
  3. Planeta dos Macacos: A Guerra (2017): César e seus seguidores enfrentam um impiedoso coronel humano (Woody Harrelson) para decidir quem será a espécie dominante no planeta.
  4. Planeta dos Macacos: Reinado (2024): 300 anos após os eventos “A Guerra”. O longa funciona como uma espécie de reinício da franquia, mas não considerando o que ocorreu na trilogia iniciada em 2011.
  5. Planeta dos Macacos (1968): no futuro, uma nave espacial comandada pelo astronauta Taylor (Charlton Heston) pousa em um planeta em que macacos inteligentes estão no topo da sociedade e humanos primitivos são escravizados.
  6. Planeta dos Macacos (2001): como se trata de um remake do filme de 1968, a produção dirigida por Tim Burton pode ser assistida logo na sequência. É, portanto, uma releitura da história original e não uma continuação direta. No enredo, o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg), enfrenta uma sociedade de macacos em um planeta no qual aterrissa.
  7. De Volta ao Planeta dos Macacos (1970): o explorador espacial Brent (James Franciscus) viaja no tempo para tentar encontrar o astronauta Taylor, que foi dado como desaparecido.
  8. Fuga do Planeta dos Macacos (1971): Cornelius (Roddy McDowall) e Zira (Kim Hunter) são dois macacos inteligentes do futuro que viajam para a Terra atual e se transformam em uma sensação instantânea entre os humanos.
  9. A Conquista do Planeta dos Macacos (1972): filho de Cornelius e Zira, o macaco César (Roddy McDowall) lidera uma rebelião que pode mudar para sempre a relação entre símios e humanos.
  10. A Batalha do Planeta dos Macacos (1973): a civilização de macacos tenta viver em paz com os humanos, mas a tranquilidade é ameaçada por um plano de ataque.

Leia também:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *